Construção civil: 3 principais problemas em obras e como você pode resolvê-los

Seja você um arquiteto,engenheiro ou construtor é importante que a obra seja entregue ao proprietário e concluída dentro do prazo, custos, especificações e qualidade necessária trazendo assim maiores satisfações de seus clientes.

 

Mas sabemos que é bastante comum problemas acontecerem nas obras, pois são diversos fatores envolvidos como contratação de pessoas, compra de materiais, acompanhamento do processo, comunicação entre ambas as partes, entre outros.

 

O fato é que alguns desafios surgem rapidamente durante o projeto de construção e podem impactar o tempo de conclusão ou o orçamento. Aqui estão problemas comuns enfrentados na construção e como resolvê-los.

 

  1. Falta de planejamento:

Todo o planejamento envolve inspeção, definição de metas e especificações, saber reconhecer os desafios e lidar com eles é essencial para obter sucesso e evitar problemas em obra.

 

Como você já sabe, o planejamento é uma das fases mais importantes na construção. Sem um planejamento efetivo, o processo de construção será desorganizado, e a equipe nunca alcançará um resultado satisfatório. Atrasos no planejamento acabam ultrapassando o orçamento, acidentes e má qualidade são as consequências mais prováveis de ter uma construção não planejada.

 

e como você pode mudar isso? 

 

estimando cronogramas para todas as etapas 

 

Um cronograma de obras bem planejado não só ajuda a delinear o ritmo de trabalho, mas também como o trabalho será feito. 

 

além de ajudar na definição dos métodos e sequência em que os materiais serão colocados no lugar. Preparar um cronograma de construção não é um trabalho fácil, pois o processo não envolve só um profissional mas toda equipe precisa colaborar se quiser ter sucesso na obra.

 

Com ele você consegue a previsibilidade de cada etapa e custo, ser mais realista e controlar o fluxo de caixa.

 

ter planos contra riscos e contratempos

 

Nunca há um momento em que uma construtora ou profissional não se arrisque pelo menos um pouco com seus projetos. Nesse sentido, não é exagero afirmar que um exaustivo plano de gestão de riscos é um “dever’ ter em suas operações de construção.

 

 os riscos mais comuns no processo de gerenciamento de obras são:

  • riscos financeiros.
  • riscos legais.
  • riscos de segurança.
  • riscos ambientais. 

 

Com um bom plano de gestão de riscos você consegue ter mais níveis elevados de confiança,obras mais consistentes e eficientes além de um aumento considerável nos lucros. 

 

  1. Má comunicação entre as partes:

 

Ainda na mesma linha de raciocínio do planejamento, a falta de comunicação é o maior obstáculo para obter um bom plano de projeto e maiores chances de sucesso na obra. 

 

Seja você de qualquer área da construção civil precisa estar em contato com o cliente,subcontratados, fornecedores e engenheiros para desenvolver o plano certo. Mas sem um canal de comunicação claro, isso é impossível.

 

Os gerentes de projeto precisam trabalhar com diferentes tipos de dados, desde design e especificações, preços de materiais, normas de segurança, cronogramas de tripulação, preocupações ambientais, normas municipais e estaduais, requisitos de clientes e muito mais. Com tantos dados que precisam ser comunicados, compartilhá-los através de caneta e papel será muito ineficiente. Se um membro da equipe não tiver o plano ou cronograma certo, então todo o projeto pode dar errado.

Assim, uma vez iniciada a fase do planejamento da obra, os gerentes de projeto devem trabalhar em estreita colaboração com todas as outras partes da equipe para garantir que ele esteja no topo do progresso.

Também é muito útil ter um software de gestão de construção para comunicação. De fato, já na fase de planejamento, os gerentes de projetos já devem estar registrando planos e cronogramas de equipe, bem como orçamento, desenhos, estimativas, especificações, padrões e outros dados importantes em softwares de gestão da construção. Isso é para que, uma vez que a construção já esteja em andamento, o fluxo de dados e comunicação já será automático. 

Como resultado, ninguém na equipe fica para trás, e a construção vai funcionar sem problemas. O sucesso está então mais próximo.

Nosso software pode ajudá-lo a se organizar, planejar e se comunicar sem muitas reuniões desnecessárias. clique aqui e saiba mais informações.

 

  1. Problemas na gestão de tempo

 

Uma gestão de tempo eficaz é essencial para cumprir com sucesso e eficientemente as metas orçamentárias, bem como alcançar a rentabilidade.

 

Quem gerencia uma obra deve estar sempre atento ao padrão das entregas, bem como ao extenso e complexo cronograma de atividades a cumprir.

 

Estratégias para uma gestão de tempo mais eficaz

Alguns canteiros de obras são agitados. Quando você olha para algumas equipes de projetos trabalhando, parece que elas estão sempre embargadas e há duas razões possíveis para isso. 

Primeiro é que o cronograma do projeto é muito apertado e inviável. E segundo é que eles não usam técnicas adequadas de gerenciamento de tempo em seu trabalho.

Mas há algumas equipes que parecem mais relaxadas. Pode ser que eles tenham um projeto mais fácil, mas, invariavelmente, eles têm sucesso devido à competência dos gerentes de projeto em manter sua equipe organizada e trabalhando de forma mais diligente, resultando em menos erros.

Como eles fazem isso? Vamos analisar algumas estratégias comprovadas de gerenciamento de tempo que podem te ajudar a aplicar em seu trabalho.

 

  • Delegação eficaz

Delegar tarefas para o membro certo da tripulação. Dê tarefas de concretização aos membros que se destacam na concretização. Se você não tem esse membro, contrate um subcontratado. Delegar tarefas às pessoas certas economiza tempo, minimiza erros e garantirá um trabalho de qualidade. Por isso, é essencial que os profissionais aprendam a delegar corretamente.

  • Evite distrações

Isso vai para o gerente do projeto e seus membros da equipe.

A equipe precisa ser capaz de realizar  multitarefas, principalmente para o gerente de projeto que precisa lidar com vários problemas ao mesmo tempo.

 No entanto, eles não devem se distrair com responsabilidades menores para serem capazes de se concentrar nas mais importantes. então você poderia começar Identificando prioridades maiores antes de começar a trabalhar durante o dia. Organize as tarefas mais importantes que precisam ser feitas e comece com as tarefas maiores, depois as menores.

  • Organize os dados

No passado, tanto tempo era desperdiçado com planilhas e vários software para cada tipo de informação, desde o processo de compras de materiais, comunicação e andamento da obra. Felizmente hoje, os dados podem ser compartilhados na nuvem através de um software de gerenciamento de projetos, com a appOBRA.  tudo em um só lugar..

Dessa forma, os documentos podem ser organizados eficientemente em pastas de acordo com suas categorias definidas, garantindo que você encontre o documento certo de que precisa imediatamente. Isso também é essencial para os membros da equipe ocupados que já têm as duas mãos atadas a ferramentas e equipamentos.

 

  1. Realize um checklist das tarefas

Mencionamos anteriormente que os gerentes de projetos são obrigados a fazer várias tarefas e atividades todos os dias. Com tantas tarefas em sua mesa, é altamente possível que ele esqueça uma ou duas tarefas.

realizar um checklist sobre cada tarefa vai ajudá-lo a recordar suas prioridades. Ele pode anotá-lo em sua própria programação diária no software de gerenciamento deobras e notificações de configuração para que nenhum seja perdido. 

Separar as tarefas não concluídas das que foram concluídas também ajudará a economizar tempo para passar por cima da lista várias vezes e pode até mesmo fornecer algum senso de realização para motivação adicional para trabalhar com mais diligência.

 

  1. Defina algum tempo para imprevistos urgentes repentinos.

Você nunca saberá quando o cliente vai exigir pedidos de mudança ou seu fornecedor informar um déficit de estoque. Então, em um dia, o gerente do projeto deve alocar alguns minutos para este tipo de interrupções inesperadas para que você não precise sacrificar o tempo precioso reservado para outras atividades programadas.

 

  1. Aprenda a dizer não

Os gerentes de projeto nem sempre têm que aceitar ordens de mudança ou tarefas adicionais quando sabem que isso só causará problemas ou o projeto será adiado.

Converse e explique as causas de uma mudança em cada etapa da obra, pois o medo de dizer não pode ser altamente prejudicial.

 

  1. Use ferramentas de economia de tempo

Há uma infinidade de softwares hoje usados para definir o cronograma da equipe.

Além do monitoramento, o uso de software de cronograma de construção pode acelerar alguns processos importantes, como colaboração e comunicação. 

O appOBRA  possibilita de maneira simples e intuitiva criar orçamentos e cronogramas de obras e gerenciá-las com sua equipe e/ou proprietário, tendo indicadores de maneira instantânea do andamento da obra. O appOBRA é ainda um gerenciador de comunicações, possibilitando se comunicar dentro do aplicativo com o cliente e o fornecedor, aprovando o orçamento, recebendo titulos, etc, tudo muito fácil e rápido.

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